História e conquistas
Campeão olímpico e recordista mundial, Cesar Cielo tem características comuns aos campeões: competitivo, adora um bom desafio e não gosta de perder. E, quem não gosta de perder, treina mais, trabalha duramente e busca motivação para obter resultados.
Recordista mundial dos 50m livre desde 2009 e dos 100m livre por 15 anos (de 2009 a 2024), coleciona pódios e soma 22 medalhas de Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais. Hoje, é considerado o principal atleta de todos os esportes do Brasil em Mundiais, com 19 medalhas, sendo 11 individuais.
Cielo sempre viu a natação como uma oportunidade de crescer pessoal e profissionalmente. Com 16 anos, teve a oportunidade de treinar em São Paulo com o nadador Gustavo Borges, no Esporte Clube Pinheiros.
Em 2006, fez faculdade nos Estados Unidos, com bolsa de 100% em Auburn, no Alabama. A instituição, além de renomada na rede de ensino americana, era considerada um dos principais (se não o principal) polo de velocistas de natação no mundo. Alguns dos principais atletas do planeta buscavam em Auburn a oportunidade de treinar e se desenvolver.
Com 20 anos, muito treino, suor e disciplina, foi campeão olímpico e se tornou o primeiro nadador brasileiro a ganhar uma medalha de ouro na principal competição do mundo, em Pequim-2008 (também deixou os Jogos da China com mais uma medalha, a de bronze nos 100m livre).
Hoje, Cielo tenta passar para os jovens do Brasil que é possível chegar lá e vencer. Mais do que isso: por que não utilizar a natação ou outro esporte como alavanca para o sucesso?
Em 2018, se tornou palestrante. Em pouco tempo, Cielo passou a ser reconhecido como um palestrante renomado, além de empresário, fundador do Instituto Cesar Cielo e parceiro de algumas das principais marcas do Brasil e do mundo em diversas categorias de negócios. Já passou de 300 palestras, em mais de dez países diferentes, impactando mais de 200 mil colaboradores de empresas.
Com o Instituto Cesar Cielo, mais de cinco mil crianças e adolescentes já foram impactados, mostrando que, por meio do esporte, é possível mudar e melhorar o país. Basta querer, trabalhar duramente e ir atrás dos sonhos e objetivos.